Como se Tocar: Os Benefícios da Masturbação Feminina

A masturbação ainda é um tabu pra muita gente!

Por isso, quando a gente fala em “se tocar”, muitas mulheres desviam o assunto. Talvez  seja por falta de informação, vergonha ou por não conhecer a anatomia do próprio corpo.

A verdade é que todos nós temos um desejo natural em nos satisfazer sexualmente e o ato de se tocar permite que a gente se conheça de um jeito único.

Essa jornada de autoconhecimento vai te mostrar os caminhos mais fáceis e rápidos do que realmente te dá prazer e também vai te mostrar aquilo que não te faz bem.

Gostaria de romper esse tabu?

Se você é iniciante no sexo solo, nós preparamos o guia completo de como ter mais prazer sozinha com dicas incríveis para o antes, o durante e o depois da masturbação. 

Dessa forma, você vai saber aproveitar esse momento com muito mais prazer e leveza.

Porque é bom se masturbar?

Os benefícios da masturbação feminina para a saúde e bem estar são amplamente reconhecidos por médicos e terapeutas. 

Um exemplo bem claro é que o ato de se tocar reduz consideravelmente os níveis de estresse. O corpo relaxa após o orgasmo e assim reduz as tensões dos músculos.

Também é um “exercício” muito saudável para a região íntima, pois o orgasmo aumenta o fluxo sanguíneo e tonifica os órgãos genitais. 

Além disso, a masturbação é o tipo de sexo mais seguro que existe. Você não precisa se preocupar com método contraceptivo nem riscos de doenças sexualmente transmissíveis.

Viu só quanta coisa boa? 

Como praticar o Autoconhecimento

Está preparada para começar a se tocar? Então vamos para o nosso passo a passo.

1. Crie o seu momento 

Sabemos que o ato de se tocar é algo muito íntimo e pessoal. Portanto, deve acontecer quando você realmente estiver com vontade. 

Mas se o desejo não vier de forma espontânea, você pode criar condições para isso. 

Se não estimular sua mente, dificilmente terá vontade de estimular o corpo. Então a ideia aqui é você acostumar-se a criar momentos somente para si. 

Tire um tempo só para você se tocar sem pressa e sem interrupções. Pode ser pela manhã, depois do trabalho, num dia no final de semana… Você é quem vai decidir o melhor momento.

Até lá você prepara sua mente para o prazer pensando em todas as sensações que irá curtir sozinha. 

2. Prepare um cenário sensorial

A ideia aqui é criar uma atmosfera intimista que faça você entrar no clima e esquecer o mundo lá fora. Para isso, o ideal é evitar toda e qualquer interrupção externa como TV ou celular.

Para relaxar, coloque uma playlist de músicas que você goste e despertem o seu lado sensual. De preferência, acenda um abajur com uma luz diferente ou então uma vela aromática que inspire seus sentidos. 

Paralelo a isso, pode mudar o cenário com pequenos toques e detalhes, como colocar uma roupa de cama cheirosa e macia. Ou colocar almofadas e travesseiros para seu maior conforto.

Não esqueça de deixar tudo à mão como seus sex toys, lubrificantes, excitantes, toalhas e tudo o que precisa para levar você ao limite do prazer. Obviamente seus vibradores devem estar carregados ou com pilhas novas à mão. 

Já pensou ter que buscar ou procurar algo bem naquele momento que você está com desejo à mil? Melhor deixar tudo preparado, não é?

3. Faça Preliminares para si

Um momento tão especial como esse merece preliminares à altura. Por isso, aproveite para tomar um banho quentinho para relaxar um pouco mais. Depois faça uma automassagem usando um óleo ou hidratante corporal.

Coloque aquela roupa ou lingerie que faz você se sentir super sexy. Ou se quiser, fique completamente nua. Permita-se fazer algo que nunca experimentou antes.

Agora preste atenção nesse detalhe: a maioria das mulheres primeiro começa a se tocar, para depois ficar excitada. 

Seja tocar com os dedos ou usar um vibrador sem estar excitada pode calejar as terminações nervosas da região, que são delicadas. Por isso é importante se masturbar de maneira consciente. 

Antes de se tocar, busque estímulo mental que provoque seu desejo, seja uma lembrança, uma fantasia, um conto erótico ou até mesmo videos sensuais. Com esses gatilhos mentais você começa a preparar sua mente e, consequentemente, o seu corpo para momentos de intenso prazer.

4. Conheça seu corpo sob outro ponto de vista

Que tal se olhar no espelho enquanto se masturba? Assim você vai ganhando intimidade com o seu corpo, observando cada detalhe e aprendendo a se olhar com mais carinho e gentileza.

Observe as reações do seu corpo enquanto se toca. Não se restrinja somente à região íntima. Toque-se por inteira.

Vivemos em uma cultura muito obcecada pela penetração, por isso quando se fala em masturbação, vão direto para os genitais e esquecem do resto.

Devemos lembrar que existem diversas outras partes do corpo que também proporcionam muito prazer e funcionam como “gatilhos” para o desejo. 

Por isso, permita-se passear pelas regiões do seu corpo (inclusive as mais esquecidas) antes de ir para o lugar comum. Comece tocando levemente sua pele com a ponta dos dedos na nuca, nos seios, na barriga, nas pernas. 

Esse tipo de toque é muito importante. A ideia principal deste exercício é descobrir as zonas que mais lhe proporcionam prazer, afinal cada pessoa tem um tipo de sensibilidade. 

Sentiu vontade de explorar mais? Aproveite e alterne os estímulos mudando o ritmo do toque ou a pressão nas mãos para curtir novas sensações.

É assim que a gente descobre do que gosta. 

5. Não esqueça do lubrificante

Durante as primeiras tentativas, pode ser que você ainda não esteja totalmente à vontade e fique mais difícil que a lubrificação natural ocorra.

Essa lubrificação insuficiente pode gerar um toque não muito agradável que acaba gerando um atrito na pele que pode incomodar e até machucar. 

Por isso, uma dica legal é escolher um bom lubrificante a base d’água e não economizar na hora do sexo solo, principalmente no começo. 

Sentir o toque deslizante vai deixar tudo mais fácil e bem mais confortável na hora de explorar o seu corpo.

6. Usando os dedos e o vibrador

Primeiramente teste sua sensibilidade se tocando por cima da calcinha. Quando se sentir segura e excitada o suficiente, toque a vulva com a ponta dos dedos.

Experimente pressionar a pele suavemente em movimentos lentos e circulares e perceba cada reação de seu corpo. 

Lembre-se: comece pelos toques mais simples e depois, se sentir que está pronta para levar as coisas adiante, use um vibrador para aumentar a intensidade e a velocidade que seu corpo pedir.

Não existe certo ou errado, muito menos regras a serem seguidas. Existe o seu jeito apenas!

Qual é o Vibrador ideal para Masturbação?

Aqui entramos numa questão muito comum entre as mulheres que nunca usaram um vibrador: “qual é o vibrador ideal?”A principal dica é saber que tipo de estímulo você mais gosta: estimulação externa ou penetração.

A partir daí é possível explorar essa diversidade e encontrar o vibrador perfeito.

A preferência e sensibilidade variam muito de pessoa para pessoa. O que pode ser bom para você pode não ser tão interessante para outra. Por isso, a resposta para essa pergunta depende somente de você.

Nossa recomendação básica é iniciar com os Vibradores Bullet. Seu tamanho e formato oferecem estimulação clitoriana direta e intensa, sendo o vibrador ideal para você explorar seus pontos mais sensíveis.

Outra sugestão é usar Sugador Clitoriano, que é um tipo de vibrador desenvolvido exclusivamente para o uso externo com o propósito de estimular o clitóris, vulva e mamilos.

O estímulo proporcionado por um sugador é leve, contínuo e muito parecido como se estivesse recebendo sexo oral. Vale a pena experimentar!

E se você gosta do estímulo proporcionado pela penetração, fica a dica para os Vibradores do estilo clássico (personal), dos realísticos (em formato de pênis) ou então dos modelos Ponto G.

Em nossa loja virtual temos uma grande variedade destes acessórios que você pode conferir aqui:

Como Aproveitar Mais a Masturbação

A masturbação não é focada somente no estímulo clitoriano ou penetração. É um conjunto de ações que tem a função exclusiva de dar prazer. 

No entanto, é lá no clitóris que a verdadeira festa acontece, pois ele se estende pelo interior do corpo fazendo com que esta zona erógena espalhe prazer para mais de 15.000 terminações nervosas da pélvis. 

Isso explica então porque você sente que seu corpo todo está sendo dominado pelo prazer quando você tem um orgasmo.

Por isso, enquanto estiver se tocando, alterne velocidade e pressão para descobrir qual é o jeito mais prazeroso para você. Conforme você for ficando mais excitada, mais sangue flui para a região do clitóris e é natural seu corpo pedir para aumentar o ritmo.

Uma dica muito interessante é parar de se estimular justamente no momento em que o nível de prazer está quase no topo. Com isso, sua tensão e expectativa aumentam cada vez mais. 

Respire, relaxe e depois de alguns minutos, recomece os movimentos. Permita-se continuar estimulando pra ver onde aquela excitação vai te levar. Provavelmente a um orgasmo muito mais intenso do que você já experimentou antes.

Lembre-se: não tenha pressa. O orgasmo não é obrigação. 

A masturbação é pra ser uma prática de relaxamento e diversão e não uma obrigação. O mais importante é aproveitar toda a experiência. Continue explorando seu corpo mesmo após o orgasmo.

Técnicas de Masturbação Feminina

Se você não sabe como começar ou quer aprimorar seus momentos de sexo solo, então confira essas técnicas interessantes para experimentar ainda hoje:

1. Técnica Sobe e Desce

Essa é a técnica básica. Você precisa apenas de um dedinho explorador para massagear em linha reta do início da vulva até a ponta do clitóris com movimentos para cima e para baixo. 

Você pode variar a velocidade e o ritmo, podendo ser mais longo e demorado ou então com movimentos curtos e ritmados, conforme sua preferência e desejo. 

Essa técnica pode ser feita tanto com os dedos quanto com um Vibrador Bullet ou outro de sua preferência.

2. Técnica Movimentos Laterais

Nessa técnica, os movimentos são feitos de um lado para o outro, massageando o “capô” do clitóris como se fosse uma meia lua. Você pode usar tanto um, dois ou três dedos de uma vez só, testando as variações que mais lhe agradam. Também pode ser feita com um vibrador.

3. Técnica do DJ

Essa, provavelmente, é a técnica mais utilizada para a masturbação feminina. Consiste em usar quatro dedos para massagear toda a vulva, fazendo movimentos circulares ao redor do clitóris. Mais ou menos como faz um DJ quando está mixando músicas. A sensação é incrível!

4. Técnica do Ponto V

Para realizar essa técnica você precisa massagear a parte superior da vulva, acima do clitóris, com movimentos leves em forma de V. Essa é uma área de grande sensibilidade e explora o clitóris como um todo, não somente no “botãozinho”.

5. Técnica do Dedilhado 

Essa técnica é leve e deliciosa. É perfeita para começar a se tocar. Consiste em pequenos toques com os dedos sobre o clitóris e pequenos lábios, como se estivesse tocando um violão. Para isso é necessário manter as pernas e a vulva bem abertas.

6. Técnica da Pressão

Essa técnica é dominadora! E você pode fazer tanto com os dedos quanto com um vibrador, independente do tipo. Para fazer você deve empurrar suavemente o clitóris para dentro, fazendo leve pressão. Repita esse movimento várias vezes.

7. Técnica Aperta e Solta

A técnica que vai esquentar tudo é essa aqui! Abra bem a vulva, afastando os lábios vaginais. Sentada ou deitada, faça movimentos de contração dos músculos da vagina. Até o ânus vai se contrair e relaxar. 

Experimente dez minutos por dia desses movimentos e o seu nível de excitação pode aumentar bastante. Na masturbação, contraia a vagina enquanto massageia o clitóris.

8. Técnica do Travesseiro

Essa aqui é clássica! Arrume um ou dois travesseiros, recobertos com toalha macia, e cavalgue sobre eles. Abra bem as pernas e mova os quadris.

A sensação fica intensamente prazerosa se você colocar uma cápsula vibratória encostada no clitóris.

Insira o sexcare na sua rotina de autocuidado

Você faz todo dia sua rotina de skincare para cuidar da pele. Também tem seus rituais de cuidado com o cabelo, corpo…

Por que não cuidar também da sua sexualidade? Essa é a proposta de uma rotina de sexcare.

Experimente incrementar a masturbação e cuidados com sua região íntima na sua rotina diária.

Aqui vale tanto a teoria quanto a prática. Ler um blog sobre sexualidade ou assistir a um documentário sobre orgasmos pode ser uma forma de entender a própria relação com o prazer.

Outra dica é experimentar produtos eróticos que proporcionem novas sensações. Vale desde o óleo de massagem até um gel excitante que provoque sensação de aquecimento ou eletrizante na pele.

E o principal: investir em vibradores diferentes para você experimentar outras mil possibilidades de prazer. 

Conclusão

Essas são apenas algumas dicas que podem ser um ponto de partida para você começar a se aventurar no mundo da masturbação. Mas claro que você pode (e deve!) ficar a vontade para adaptá-las de acordo com o que funciona melhor pra você. 

A única regra é aproveitar o momento e respeitar o próprio corpo.

E lembre-se sempre. Não há jeito certo ou errado de se masturbar. O que importa é descobrir o caminho que funciona para você. 

Sobre a loja

A Loja Meus Fetiches é uma sex shop especializada em vibradores, acessórios sado e produtos eróticos para bem estar sexual e apimentar relacionamentos com muita criatividade.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

2A Shop Comércio Digital LTDA - CNPJ: 57.554.053/0001-71 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade